sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

(Intervalo)

certa vez passava eu numa das minhas andanças pela terra galega quando resolvi parar em Fonteminha, para ver nascer o Rio Minho. um cartaz, um pouco desbotado já, dizia assim: Festa do Nacemento do Rio. Aproximei-me de um café, pedi já não sei o quê para justificar a minha entrada ali, e perguntei ao home que me atendeu: "vi ali um cartaz da festa do nascimento do rio. que santo é que festejam aqui?" o home olhou para mim com um ar condescendente, e explicou: "nom tem santo nenhum. a gente aqui festeja o rio!"(*)

o quê? - pensei - fazem a festança e nem padre nem santa? senti-me recuar uns dois mil anos, sem novas nem mandados do reino de Cristo.

depois, em Lugo entrei na Sé. difícil não topar de imediato a imagem grande da padroeira da cidade - a cidade do deus Lug, o divino Sol. e quem é essa padroeira, ou patrona ou "patroa"? a Virxe dos Ollos Grandes. a Virgem dos Olhos Grandes, ídolo vivo, deusa-coruja, nem "Santa" nem "Nossa Senhora de..." é um avatar, como Atena e Proserpina, de uma qualidade divinizada no feminino, a qualidade de ver de noite, no escuro, para lá do que se vê à luz o dia. a qualidade de dominar as profundezas da intuição e dos destinos. uma sabedoria maior que o saber das bibliotecas todas. qualidade compartilhada a seu modo, no masculino, por mochos, gatos e cães, que, por via disso mesmo, são animais sagrados noutras regiões do planeta
santa cidade esta, que se entrega com a mesma devoção à luz do Dia e aos mistérios da Noite...



(*) mais tarde, viria a encontrar, já mais cristianizada pela tona, "A Festa da Fonte de Ançã", na nascente da Ribeira de Ançã (um pleonasmo toponímico - ver post "Hidrónimos, ou Nomes de Rios") na freguesia de Ançã, aqui bem perto de Coimbra

Nenhum comentário: